Os Livros Mais Lidos no Mundo: Uma Jornada pela Literatura que Marcou Gerações
- klebermoc2
- 11 de abr.
- 9 min de leitura
Atualizado: 29 de abr.
Introdução -
A forma mais antiga de comunicação é a literatura, através de uma enorme coleção de livros. A humanidade, desde seus primórdios, tem sido agraciada com conhecimentos, dicas, lições, romances, dramas e aventuras. Inúmeros livros foram escritos ao longo dos séculos, e destes, alguns poucos alcançaram a mais alta posição de status, sendo lidos e traduzidos mundialmente. Eles também passam por reedições e são compartilhados por milhares ou milhões de pessoas.

A origem da palavra livro vem do latim "Liber", cujo o significado é relacionado com cortiça de arvore. Reza a literatura que eles surgiram em Roma, onde se começou a dar importância para a leitura, por lazer e por aprendizagem. Podem conter gravuras ou não. Podem se referir a uma área de ensino, uma época, uma cultura, uma ciência.
O propósito deste artigo é explorar os livros mais lidos de todos os tempos, fazendo uma análise de seu significado e simbologia cultural e seus contextos dentro da história, bem como o impacto que eles tiveram ( e têm) na vida da sociedade.
Desenvolvimento -
Critérios para a Lista dos Livros Mais Lidos
Antes de chegarmos aos títulos, é indispensável entender como se determina quais são os livros mais procurados. Para achar a resposta precisamos levar em conta outros fatores envolvidos, como:
Número de cópias impressas ou distribuídas
Traduções para outros idiomas
Presença na educação formal (livros escolares, religiosos, etc.)
Acesso gratuito (como eBooks ou livros religiosos distribuídos por organizações)
Influência cultural e histórica
Baseado nesses critérios, alguns livros tem destaque incomparável. são livros lidos e relidos, que transformam a maneira de pensar e agir, ou que proporcionam sonhos e aventuras e mexem com o imaginário humano.
Hora de conhecê-los:

1. A Bíblia
Sem nenhuma dúvida, a Bíblia é o livro mais lido, folheado e distribuído desde o início de sua existência até hoje. Pesquisas estimam que já foram impressas mais de 5 bilhões de cópias e em aproximadamente 3 mil idiomas. A Bíblia é uma das obras literárias mais influentes da história e seu significado não é apenas religioso, ela molda leis, culturas e o pensamento filosófico ao longo dos séculos. Como primeira divisão, temos o Antigo Testamento (das Escrituras Hebraicas) e o Novo Testamento (vida de Jesus Cristo).
Como subdivisões, temos vários livros dentro deste livro, a depender da crença religiosa:
Bíblia Católica - Composta por 73 livros (46 do antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.
Bíblia Protestante - Composta por 66 livros (39 do Antigo e 27 do Novo Testamento.
Bíblia Ortodoxa - 78 livros
A Bíblia traz relatos da história dos povos, bem como relatos poéticos, de profecias e de filosofias. Nela, encontram-se ensinamentos, conselhos, lições de moral, parábolas, confissões e modelos de vida a seguir. E imensurável o grau de importância deste livro em todos os sentidos; e isso independe da fé pessoal ou do entendimento de religião.

2. O Alcorão
O Alcorão é o livro considerado sagrado pelo Islã; é outra grande obra com os textos mais lidos do mundo, principalmente pela população de mais de 1,9 bilhão de muçulmanos existentes no mundo. É composto por 114 capítulos ou suras, que são divididos em versículos ou ayat. No alcorão, encontram-se ensinamentos de boas práticas de justiça, responsabilidade, misericórdia e valores, tudo de acordo com os preceitos de Jesus, o único e verdadeiro profeta.
A influência do Alcorão transcende a religião e trabalha a literatura, o costume, a arte, a política e o cotidiano de dezenas de nações. Recitado, memorizado e estudado por milhões de pessoas, é considerado pelos muçulmanos como a palavra de Deus (Alá), revelada ao profeta Maomé, através do anjo Gabriel.
Segundo o ensinamento do livro, Alá preparou Maomé para ter seguidores e lhes ensinar a fazer orações cinco vezes ao dia.

3. Citações do Presidente Mao Tsé-Tung (O Pequeno Livro Vermelho)
Em pleno século XX, mais especialmente durante a Revolução Cultural na China, o Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung ficou entre os livros mais distribuídos e lidos no mundo. A estimativa é que mais de 1 bilhão de cópias foram movimentadas por volta de 1960 e 1970.
Possui 33 capítulos, que foram organizados polo Ministro da Defesa de Mao.
O livro era praticamente obrigatório em todos os lares e instituições chinesas, e fazia uma compilação dos discursos e pensamentos do líder Mao Tsé-Tung, com o intuito de educar a sociedade chinesa com suas ideologias. Nosso dias atuais, a sua leitura tem diminuído, mas não se pode negar o seu impacto histórico e documental passado.

4. Harry Potter – J.K. Rowling
Harry Potter, a série, foi escrito por J.K. Rowling, e é o maior tesouro editorial da literatura infanto-juvenil. Já foram vendidas mais de 500 milhões de cópias no mundo todo. Essa obra já foi traduzida para mais de 80 idiomas. O enredo é sobre o jovem bruxo Harry e seus dois melhores amigos Rony e Hermione. Logo, a obra conquistou leitores de todas as idades e em todos os lugares do planeta.
O mercado literário foi redefinido com o sucesso comercial de Harry Potter e estimulou a prática da leitura entre jovens e adolescentes e inaugurou um momento de grandes lançamentos globais e literários. Harry Potter deu direito a longas filas na porta das livrarias, tentando adquirir um único exemplar. J. K. Rowling montou toda a aventura em 7 livros espetaculares, que foi adaptada para uma série de TV.
Sobre o enredo da obra, Harry é exposto a grandes batalhas e feitiços diversos, além de ter que lidar com seus sentimentos, uma luta consigo mesmo.

5. O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien
Este livro foi escrito por volta de 1937 a 1949 e publicado em três volumes inicialmente, durante os anos de 1954 e 1955 e logo virou sucesso. O Senhor dos Anéis ou The "Lord of the Rings"é uma obra-prima que explora a fantasia épica, com muita perfeição e realismo.
Foi escrito pelo britânico J.R.R. Tolkien. As vendas do livro foram superiores a 150 milhões de exemplares, O Senhor dos Anéis é aplaudido e reverenciado pelo seu enredo bem criado e por sua profundidade linguística, com enfoque na mitologia.
O Senhor dos Anéis conta a história de um hobbit que busca a destruição de um anel mágico. O local das batalhas épicas é chamado de "terra média", um lugar fictício habitado por orques, elfos, anões e outras criaturas.

A trilogia, assim como seu "prelúdio", O Hobbit, também de muita riqueza de arte mitológica, é considerada umas das séries de livros de maior encanto e desejo por parte dos leitores.
Tolkien levou mais de 12 anos para planejar e concluir a escrita de "O senhor...". Podemos dizer que ele atingiu seu principal objetivo, visto que esta obra literária influenciou de maneira profunda o gênero da fantasia e inspirou outros escritores a revolucionarem suas obras. Muitos cineastas e criadores de jogos tiveram suas produções influenciadas por este livro.
Se você ainda não leu, é hora de pensar em ler ou assistir filmes/séries sobre a saga. Tem muita emoção e aventura envolvida na trilogia e, de cara, você aprende um pouco sobre mitologia.

6. O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
O Pequeno Príncipe, que foi Publicado em 1943, é um dos mais traduzidos livros do mundo. Suas versões podem chegar em mais de 500 idiomas e dialetos. Se engana quem pensa que é um livro apenas de literatura infantil para crianças. Mais que isso,. A obra de Saint-Exupéry traz mensagens e reflexões filosóficas sobre assuntos como o amor, a amizade, a solidão e o sentido de viver a vida.
A quantidade estimada de vendas chega a mais de 200 milhões de cópias, se tornando uma leitura obrigatória em muitas escolas e um clássico presente espalhado pelas bibliotecas do mundo.
A obra conta a história de um aviador que encontra um menino de outro planeta e os diálogos envolvem todos os tipos de sentimentos que o seres humanos estão passíveis de sofrer. O menino tem os cabelos da cor de ouro e veio do asteroide B612. A história é emocionante e todas as pessoas de todas as idades que leram, deram a nota máxima.
Como lições para a vida toda, o livro deixa seu recado e seu conselho sobre a criança que existe em cada um de nós; e como criança, darmos tempo para nós mesmo, ter criatividade conectada com a infância, abraçar o mundo com honestidade e zelo e, não julgar as pessoas apenas pela parte visível, sem conhecê-las bem.

7. Dom Quixote – Miguel de Cervantes
Muitos consideram este livro como o primeiro romance da era moderna. Dom Quixote, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes, faz parte dos pilares da literatura ocidental. Desde sua publicação no século XVII (1616), há uma estimativa de que mais de 500 milhões de exemplares tenham sido comercializados.
A história do cavaleiro sonhador e seu fiel escudeiro Sancho Pança é ao mesmo tempo trágica, cômica e profundamente crítica à sociedade e aos costumes da época — e hoje continua sendo extremamente relevante e atrativa.
a obra de Cervantes é composta por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira, que surgiu em 1605 e a outra, de 1615. O livro conta a história de um homem, já de idade avançada, que, sob influência das histórias de cavalaria, sai pelo mundo em cima de seu animal pangaré e na companhia de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, movidos pelas aventuras da vida.
O livro, eu sua edição mais contemporânea, é repleto de ilustrações do francês Gustave Doré, um grande artista da época.

8. O Código Da Vinci – Dan Brown
O Código Da Vinci conquistou um grande número de leitores com seu enredo e sua mistura de história da arte, religião, suspense e conspiração. Foi publicado em 2003, por Dan Brown e veio a ultrapassar a marca de 80 milhões de cópias vendidas, sendo traduzido para 44 idiomas. Na edição portuguesa (2004), o livro conta com 540 páginas e na versão traduzida para o Português Brasil, tem 432 páginas.
Os fatos do romance policial acontecem no Museu de Louvre, em Paris, com um assassinato dentro do museu e a investigação de pistas enigmáticas em algumas obras de Leonardo Da Vinci. Uma sociedade secreta guarda informações desde a época de Jesus Cristo ( cerca de 2000 anos), informações estas que, se descobertas, comprometem o cristianismo. Segundo o Código Da Vinci, uma parte da história de Jesus Cristo não é verdade. Ele não era Deus, mas sim um homem simples... Ele não foi solteiro a vida toda, mas casou-se com Maria Madalena.
O livro tem sido criticado por ser considerado por alguns como um ataque à igreja católica . Mas, apesar das críticas por imprecisões históricas, a linguagem investigativa e narrativa e envolvente, contribuíram para que o livro se tornasse um best-seller mundial, adaptado com muito sucesso para as telas do cinema. É um bom livro para ler, pois prende a atenção e envolve muito suspense sobre as próximas páginas até o final do livro.

9. O Diário de Anne Frank
A obra, como o próprio nome diz, é um Diário, escrito por uma jovem judia que viveu escondida dos soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Trata-se de um dos relatos mais impactantes do último século. O diário foi encontrado no sótão onde Anne e sua família se escondiam. Foi publicado em 1947, dois anos após a morte da menina, e o valor estimado de exemplares vendidos é de 30 milhões.
O livro Diário de Anne Frank foi traduzido para mais de 70 idiomas em todo o mundo. Foi uma poderosa denúncia contra os horrores do Holocausto e hoje, é também uma celebração da esperança, do poder da palavra e das lutas da humanidade.

10. Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll
Livro publicado pela primeira vez em 1865, Alice no País das Maravilhas é uma das obras de fantasia mais lidas até hoje, com enredo icônico e lugar de destaque na literatura mundial. Foi uma criação de imaginação sem limites de Lewis Carroll (pseudônimo do britânico Charles Dodgson), que idealizou um universo surreal e fascinante, que continua encantando leitores de todas as idades.
Uma menina que cai na toca de um coelho e vai parar em um mundo fantástico. O livro foi traduzido para vários idiomas, entre eles Português, irlandês, japonês, latim e Francês.
Na época, esta obra foi criada pelo autor com o objetivo de entreter a filha do amigo Henry George Lidel, durante um passeio de barco, em 1862. A protagonista do livro foi inspirada por Alice Liddel, filha do amigo do autor. A obra já vendeu mais de 100 milhões de cópias e foi logo adaptado para o teatro e cinema.
Por que esses livros são tão lidos?
O sucesso das obras se deve a diversos fatores, como
:
Temas universais chamativos e atrativos: amor, coragem, fé, luta, justiça, imaginação.
Distribuição massiva: seja por governos, instituições religiosas ou editoras.
Acessibilidade de leitura: muitas dessas obras estão disponíveis em dezenas ou centenas de idiomas.
Adaptações culturais: filmes, séries, peças e outras formas de arte expandem o alcance dos livros.
Educação formal em escolas: adotadas em escolas e universidades têm maior chance de virarem leitura obrigatória.
Capacidade de mostrar os limites da condição humana: aventuras, lutas, sonhos, desejos.
Conclusão -
Os livros mais lidos do mundo são espelhos e faróis da humanidade; são símbolos do passado e do presente que transmitem sentimentos, sensações, opiniões e verdades. Cada obra da citada lista acima, tocou corações, influenciou gerações e moldou mentes pelo mundo a fora. A leitura continua sendo uma das formas mais originais e eficazes de conexão entre culturas, povos e pontos de vista.
Com a digitalização, o livro tornou-se mais acessível e com circulação mais intensa, levando o conhecimento em suas folhas e capas aos mais diversos lugares. As bibliotecas virtuais estão repletas de grandes obras aguardando o leitor dedicado e todo aquele que deseja estar entre os mais sábios.
Os livros contribuem para as mudanças sociais, preparando o indivíduo, instruindo-o e tornando-o capaz de assumir posições, fazer análises críticas e profissionais, bem como aprender um ofício ou produzir/traduzir um conteúdo. Vivas ao bom e velho livro, seja qual for sua mensagem, merece um lugar não apenas na estante da biblioteca, mas em nossas vidas.
E você, qual desses acima já leu? Qual deles marcou sua vida?
Comente:
Comentários